CACOFFONIA II

3 de março de 2012
0
Atrás do Bosque

Integração, inevitavelmente, acaba sendo festa. E festa que convida 22 cursos para se integrar tem que ter espaço. E onde essa reunião poderia ser melhor do que no espaço que os une? O CACOFFONIA teve sua segunda edição ontem, recepcionando mais um ano com música, mostras, oficinas, comidas, intervenções os novos alunos da Unesp Bauru.

Aline Ramos, Gabriel Maia Salgado, Juarez Xavier e Maximiliano Martin Vicente


O CACOFFONIA começou com um tom de responsabilidade. "A maior parte das pessoas que financiam a Universidade pública não tem oportunidade de estudar aqui", abriu a mesa Gabriel Maia Salgado, representante do CACOFF (Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes) destacando a responsabilidade social da universidade e dos alunos.


Gabriel, estudante de jornalismo e membro do CACOFF
A palestra "Universidade Pública" tentou mostrar aos calouros que o diálogo e o relacionamento enquanto estudantes não deve se restringir à sala de aula, mas integrado à cidade, à sociedade. "Porque não é a população que precisa da universidade pública, é a universidade que precisa dela pra se reinventar, reinventar o futuro", ressaltou o coordenador do curso de Jornalismo, Juarez Xavier, que também relembrou os seus anos estudando na PUC, os blacks, os dreads, a ocupação da reitoria, o sonho de mudar realidades, a paixão pelo Jornalismo que começou aos 10 anos, quando vendia jornais e até a reportagem colaborativa que trazia a realidade das ruas, de crianças e adolescentes que se prostituíam.  É com paixão que move seus discursos. "Isso que a universidade me mostrou: a sonhar mais e melhor".

E pra sonhar, somos colocados novamente diante da responsabilidade social. Tentar mudar, tentar melhorar, como bem disse o membro do CACOFF, Gabriel, "é uma responsabilidade que deve ser tratada como oportunidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário