Só porque Chico é Chico

5 de março de 2012
0
Fotos por Ana Beatriz Assam
Texto por Luana Rodriguez

E me faltam palavras pra descrever a poesia de Chico. Um show intimista, ambiente silenciosamente inquieto, o púbico a espera do compositor que canta sua obra e torna cada frase, nota e melodia em uma canção única.

E o espetáculo começa e junto com ele surgem musicas como “O Velho Francisco”, “De volta ao samba”, “Injuriado”  e ”Desalento”. E o novo CD é apresentado e todas as melodias começam a serem dignas de se guardarem num “Querido Diário”. O público não faz um coro e deixa a voz de Chico ecoar pelo espaço e não há uma pessoa que olhe para outro lugar senão palco, todos hipnotizados pela beleza da poesia cantada.


Na estréia da turnê de “Chico”, o dono dos olhos azuis mais famosos da musica brasileira faz dueto com Wilson das Neves, usa uma cartola branca e canta sobre as mulheres. Canta para as mulheres. A platéia, em sua maioria feminina, deseja ser a “Nina”, a “Sinhá”, a “Ana de Amsterdã” e a “Tereza da Praia”. O público se emociona e chora com “Terezinha” e vibra com “Geni e o zepelim”, num espetáculo de luzes vermelhas e azuis que ditam o ritmo e a intensidade da música.

Chico, tranqüilo, poucas vezes se dirige aos espectadores, o que não diminuía o carinho recíproco entre ele o público. Aos poucos o show vai acabando. Música atrás de música, nota por nota e o saudosismo que já paira no ar antes mesmo do show terminar.

Ainda há, contudo, tempo para o Criolo, que da segunda fileira ouve o artista cantar a mais nova versão de “Cálice” com os versos “Afasta de mim a biqueira, pai/ Afasta de mim a cocaine, pai” em sua homenagem.


Quando a luz cai, indicando o fim da noite, Chico se retira do palco. A platéia se levanta, aplaude e num coro pede bis. E o pedido é atendido. Por duas vezes o compositor volta ao palco e canta, levando o público ao delírio. O show não deveria ter um fim. Chico Buarque é eterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário