Canja Colaborativa

Contexto

Conceitos de comunicação colaborativa/participativa remetem aos anos 00 justamente porque esbarram na popularização da internet, do blog e da colaboração na criação de informações (wiki). Mais especificamente, o projeto utiliza-se de princípios de midialivrismo, democratização da comunicação, da internet, software livres e creative commons (ou a cultura do compartilhamento entre usuários da rede).

A cobertura nos festivais independentes

Em dezembro de 2009, acontece em Santa Maria (cidade situada no coração do RS), uma ação singular, a “cobertura colaborativa” - integrada à sexta edição do Festival Macondo Circus 2009 (5 a 7/12/2009). É neste momento que o projeto ganha estilo e corpo, com cerca de 30 pessoas que se juntam para realizar a maior cobertura simultânea (na internet) de um evento sobre arte independente. Este vídeo transmite a sensação e o clima do que foi o festival e a cobertura colaborativa lá. Reparem a fala final do último entrevistado e também o coordenador da equipe em Sta. Maria: ela é praticamente o espírito que permeia todo o projeto, “conseguimos fazer uma junção de um monte de gente ao mesmo tempo e tá todo mundo trabalhando feliz... temos que se divertir ao mesmo tempo que estamos trabalhando, essa é a ideia”.
Paralelo ao evento gaúcho, em outros pontos do país, duas iniciativas se destacam e servem de diretrizes para o desenvolvimento do projeto bauruense: o MIC (Mídias integradas cuiabanas), em 2008 e o MIU (mídias integradas uberlandenses), em 2009.

O surgimento

Inspirado nos dois portais colaborativos citados e como evolução do blog Canja Colaborativa, o blog e-Colab - e-Cobertura Colaborativa Bauru - é lançado oficialmente em setembro de 2010. A ideia amadureceu e sentimos a necessidade da criação de um espaço próprio, pois o Canja Colaborativamostrou que dos dois lados - público e colaboradores - a cidade refletia amplo interesse no cenário independente e também na ferramenta, já que o projeto ganhou milhares de acessos e intensa produção de conteúdo.
Assim, E-Colab vem para garantir o espaço da arte e da cultura independente em Bauru, permitindo múltiplos olhares, estimulando a produção, democratizando o acesso aos eventos e coberturas e estendendo um braço local ao midialivrismo.
Próxima Anterior