Sobre

Quem Somos, Histórico, Conceitos e Nossos Objetivos

Inspirado nos portais colaborativos MIC (Mídias Integradas Cuiabanas) e MIU (Mídias Integradas Uberlandenses) e surgido em Setembro de 2010, como um projeto do Núcleo de Comunicação do Enxame Coletivo, o portal e-Colab (a partir das experiências da colaborativa do Festival Canja) nasce com o objetivo de produzir conteúdos sobre a cena independente local, acompanhando, a princípio, as produções do Coletivo.

As ações como e-Colab se iniciam na 1ª Semana do Audiovisual (SEDA) Bauru. Inicialmente cerca de 20 colaboradores não-fixos trabalharam com texto, foto, vídeo e áudio, unidos pelo propósito de ilustrar, cada um a seu modo, a cena cultural bauruense. Estavam também unidos por um conceito que eles ainda não conheciam bem: a tal da cobertura colaborativa.

Os contribuintes foram convidados, então, a formar a primeira equipe fixa do projeto, baseada na produção multimídia coletiva e integrada. A internet foi utilizada como plataforma de atuação e de caráter local, trabalhando a distribuição de pautas através de listas de e-mails.

O projeto e a equipe crescem e ganham forma, se desvinculam do Enxame e formam seu próprio Coletivo em Agosto de 2011. Baseada no midialivrismo e na produção multimídia coletiva e integrada, o e-Colab visa o apoio à fomentação da cena cultural local com registros de eventos e incentivo à produção de conteúdos com viés informativo.

Para agregar ainda mais em seu crescimento e também como resposta ao trabalho já realizado, o e-Colab é um dos projetos aprovados pela Lei de Estímulo à Cultura de Bauru.

Outro importante passo dado ocorreu no segundo semestre de 2012, quando a Universidade Estadual Paulista (Unesp) reconhece o trabalho desenvolvido pelo e-Colab, apresentando a proposta de trazê-lo para a extensão. Ganhando o apoio da Universidade o blog segue o mesmo caminho de responsabilidade com as questões da comunidade e da cultura local, conquistando um novo aliado para somar forças e abrir horizontes para novos projetos.

A cobertura colaborativa potencializa e torna possível a prática do conteúdo aprendido nos cursos de comunicação, além de trazer oportunidades experimentais e mesmo de aprendizado para aqueles que não são estudantes, mas tem interesse em colaborar com a produção multimídia. A capacitação dos comunicadores se dá por meio de troca de tecnologias e experiências entre os envolvidos no processo.

Dessa forma o e-Colab vem para garantir o espaço da arte e da cultura independente em Bauru, retratando a cena atual, permitindo múltiplos olhares, estimulando a produção, democratizando o acesso aos eventos e coberturas em um espaço experimental de desenvolvimento de conteúdos, formatos e formação, além de agregar uma equipe híbrida.
Próxima Anterior